Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Relatório - Oficina V - Estilo, Coerência e Coesão.


Todo dia de curso trabalhamos com uma dinâmica inicial e fazemos reflexões sobre a mesma. Geralmente está relacionada à nossa prática diária.
Explicamos os termos estilística, coesão e coerência. Os professores não tinham ouvido falar em estilística, mas tinham conhecimento de que se tratava. Após a parte teórica de cada termo, eles puderam perceber o quanto esses termos estão inseridos no dia-a-dia. Com a coesão e a coerência estão mais familiarizados, pois os elos de ligação e o sentido de frases, textos e a própria fala são sempre observados. Exemplo de incoerência feita propositalmente ou pelo não-conhecimento dos assuntos abordados.
- Eu gosto tanto de frango, mas tenho medo de gripe aviária.
-Ah, mas só dá na ásia responderam.
- Justo na parte que eu mais gosto? (retirado do jornal Folha de São Paulo).
A estilística está presente na música, na poesia, nas imagens, nas histórias...
Atividades práticas feitas durante o curso.
Música: Onde está o amor? Black Eyed Peas
O que há de errado com o mundo, mãe Pessoas vivendo como se eles não tivessem mãe Acho que o mundo todo se viciou no drama Somente atraído pelas coisas que irão lhe trazer traumas Estrangeiro, sim, nós tentamos parar o terrorismo Mas nós ainda temos terroristas vivendo aqui, Nos Estados Unidos, a grande CIA Mas se você somente tiver amor pela sua própria raça Então você apenas deixa espaço para a descriminação E discriminar gera somente ódio E quando você odeia então você está impelido a ficar irado sim Maldade é o que você demonstra E é exatamente assim que os raivosos trabalham e agem Neguinho, você tem que amar apenas para ser correto Tenha controle de sua mente e medite Deixe sua alma gravitar para o amor, todos vocês, todos vocês REFRÃO Pessoas matando, pessoas morrendo Crianças feridas e você pode ouvi-las chorando Você pode praticar o que você prega? E mudar sua personalidade Pai, pai, pai nos ajude Nos mande alguma orientação do céu Porque as pessoas me tem, elas me tem questionado Onde esta o amor? (Amor) Onde está o amor? ( O amor) Onde está o amor? ( O amor) Onde está o amor O amor, o amor Isso não é apenas o mesmo, sempre está mudando Nossos dias estão estranhos, o mundo está estranho Se amor e paz são tão fortes Porque as peças do amor não se encaixam? Nações lançando bombas, Gases quimicos enchendo nossos pulmões Com o progressivo sofrimento a juventude morre cedo Então pergunte a si mesmo, o amor realmente se foi? Então eu poderia perguntar a mim mesmo, o que realmente está errado? Neste mundo que nos vivemos as pessoas reprimem o altruismo Tomando decisões erradas, apenas visando seus lucros Não respeitando o próximo, negando seu irmão A guerra está acontecendo, mas as razões são secretas A verdade é mantida em segredo, varrida pra debaixo do tapete Se voce não conhece a verdade, então você não conhece o amor Onde está o amor, todos vocês, vamos lá (Eu não sei) Onde está o amor, todos vocês, vamos lá (Eu não sei) Onde esta o amor, todos vocês Pessoas matando, pessoas morrendo Crianças feridas e você pode ouvi-las chorando Você pode praticar o que você prega? E mudar sua personalidade Pai, pai, pai nos ajude Nos mande alguma orientação do céu Porque as pessoas me tem, elas me tem questionado Onde esta o amor? (Amor) Onde está o amor? ( O amor) Onde está o amor? ( O amor) Onde está o amor O amor, o amor Eu sinto o peso do mundo em meu ombro Estou ficando tão velho, todos vocês, pessoas frias Muitos de nós apenas preocupados em fazer dinheiro O egoísmo nos faz seguir nosso proprio caminho Informações erradas são sempre mostradas pela mídia Imagens negativas são os critérios principais Infectando rapidamente jovens mentes como bactéria Crianças agem como o que veêm no cinema O que quer que tenha acontecido com os valores da humanidade O que quer que tenha acontecido com a justiça para com a igualdade em vez de espalhar amor, nós espalhamos hostilidade A falta da compreensão, conduzindo vidas afastadas da união Esta é a razão pela qual as vezes me sinto pra baixo Esta é a razão pela qual as vezes me sinto desanimado Não é de se admirar porque as vezes me sinto pra baixo Manterei minha fé viva para o amor Pessoas matando, pessoas morrendo Crianças feridas e você pode ouvi-las chorando Você pode praticar o que você prega? E mudar sua personalidade Pai, pai, pai nos ajude Nos mande alguma orientação do céu Porque as pessoas me tem, elas me tem questionado Onde esta o amor? (Amor) Onde está o amor? ( O amor) Onde está o amor? ( O amor) Onde está o amor O amor, o amor.

Onde está o Amor? (Poesia)
As dores do mundo
De um sofrer bem lá no fundo,
cansado de lidar com o ser humano ruim,
parece até que as dores do mundo,
tão cruéis, caíram sobre mim.Ainda sonho com o mundo que eu quis.
Sem homens perversos, nem tanta dor.
Algum lugar em que se possa ser feliz
onde crianças e velhostenham respeito e amor.Este mundo de ilusões perdidas,
onde todos procuram um pouco de paz,
só existe na dor, na espera sofrida,
buscando um pouco de guarida.Somente o peso dos desenganos.
Na agonia de ver passar os anos,
sem nada encontrar que nos compraz,somente as dores do mundo e nada mais.
Nessa atividade Poesia na Música, conseguimos trabalhar a percepção que cada autor tem do mesmo tema e identificarmos as semelhanças e diferenças na estrutura de cada texto quanto à forma, à clareza, à rima das palvras e a beleza das mesmas.
Cada professor adaptou atividades e temas diversificados de acordo com a turma e a série em que trabalham.

Um comentário:

  1. Estive por aqui em visita ao seu blog para me inteirar do seu trabalho! Abraço Ademar!!

    ResponderExcluir