quarta-feira, 1 de abril de 2009

Na EEB Clelia Bodanese integramos o GESTAR II




Durante a semana tivemos planejamento na escola, aí pude socializar com
meus colegas como foi o curso.

Escolhi o texto Gaiolas e asas...discutimos,comparamos,
criticamos e refletimos sobre nossas práticas na escola, percebemos que ainda falta muito o que fazer.
Porém, estamos dispostos a inovar e proporcionar aos nossos educandos momentos de integração,aprendizagem e sucesso.







terça-feira, 31 de março de 2009

O curso está organizado (31-03-2009)


No dia 31-03 nos reunimos na GERED para concluir algumas pendências e organizar o primeiro encontro!
O Gestar já faz parte de nós. Quando há envolvimento e compromisso tudo parece mais fácil.
Muita leitura, reflexão e persistência...

domingo, 29 de março de 2009

A oralidade dos Gêneros (discurso)




" Na concepção dos atuais PCNs, o ensino de língua oral deve ir além da
interação dialogal de sala de aula. Reconhece-se que o aluno em idade escolar já dispõe de competência discursiva e lingüística para uso cotidiano, no entanto, assume que essas interações não dão conta do amplo espectro de usos lingüísticos que as situações sociais do cidadão contemporâneo demandam do campo da língua oral, ou seja, não dão conta da "fala pública" e de seus campos discursivos. Assim, propõem objetivos, estratégias e sugestões de abordagem embasados na diversidade de gêneros do oral e das situações de uso público da fala." Belintane


É preciso perguntar, por exemplo: Quais os elementos da situação de comunicação de uma peça de teatro? Quais os elementos da situação de comunicação de um sarau de poemas? E de um júri? Como no caso da aula expositiva, verificar-se-á que a situação de comunicação própria do gênero está socialmente ligada a várias outras situações das quais ele depende.

profe:Solange(Chapecó-SC)