Powered By Blogger

domingo, 29 de março de 2009

A oralidade dos Gêneros (discurso)




" Na concepção dos atuais PCNs, o ensino de língua oral deve ir além da
interação dialogal de sala de aula. Reconhece-se que o aluno em idade escolar já dispõe de competência discursiva e lingüística para uso cotidiano, no entanto, assume que essas interações não dão conta do amplo espectro de usos lingüísticos que as situações sociais do cidadão contemporâneo demandam do campo da língua oral, ou seja, não dão conta da "fala pública" e de seus campos discursivos. Assim, propõem objetivos, estratégias e sugestões de abordagem embasados na diversidade de gêneros do oral e das situações de uso público da fala." Belintane


É preciso perguntar, por exemplo: Quais os elementos da situação de comunicação de uma peça de teatro? Quais os elementos da situação de comunicação de um sarau de poemas? E de um júri? Como no caso da aula expositiva, verificar-se-á que a situação de comunicação própria do gênero está socialmente ligada a várias outras situações das quais ele depende.

profe:Solange(Chapecó-SC)

Um comentário:

  1. Muito bom o seu trabalho embasado na teoria.

    É exatamente essa a postura ideal do professor, pois o conhecimento leva à novas conquistas na prática, e é testando a sua prática pedagógica que o professor ganha autonomia no seu fazer, quando ele consegue articular sua prática a partir de uma reflexão real de seu fazer.

    Falta só um texto sobre os gêneros, porque você fala sobre os gêneros, mas não diz o que são e como funciona a tal comptetência sociocomunicativa.

    Você vai fazer sucesso!

    Bjkas

    Tamar

    ResponderExcluir