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sexta-feira, 27 de março de 2009

Marcuschi e nossa prática escolar...




Como diz Marcuschi:
o aluno está cansad0 de ser um leitor passivo,
assim ,através da prática de produção de texto podemos despertar a prática da leitura e logo após de escrita.Ainda ressalta a fala e a escrita num processo de retextualização.Ele define o homem como um ser que fala e não como um ser que escreve, apesar da escrita ser um bem social indispensável para enfrentar o
dia-a-dia.O autor ainda faz distinção entre os termos letramento,alfabetização e escolarização.Ele diz que a escrita não representa a fala;elas são diferentes,porém graduais e contínuas.

O aluno pode reecrever o texto, fazendo as correções necessárias,
tornando-o mais claro, observado os princípios de adequação linguística.

Concordo com o autor, pois verificamos várias ações que deram certo, através
de suas teorias...Porém ainda falta muito para nos integrarmos e fazer com que
a educação realmente dê certo,isto é, seja praticada com disposição e vigor por
nossos educandos.

Um comentário:

  1. Aí está a grande questão:

    O que trabalhar e como trabalhar para o que nosso aluno tenha sua competência linguística bem desenvolvida???

    Devemos pensar em tecnicas que levem o aluno a refletir sobre o seu falar, a sua leitura e sua escritura.

    se conseguirmos desenvolver essa capacidade, ele não terá dificuldades com nenhum vestibular, nem em outros aspectos da vida. Isso é o objetivo de uma escola que educa cidadãos, precisa dar o passaporte para a autornomia do aluno.

    Isso mesmo, continue que você fará muito sucesso.

    Bjkas
    Tamar

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