domingo, 24 de maio de 2009
Atividade com Gêneros...Bula...Chapecó-SC
Alunos da EEB Prof. Clélia S. Bodanese
Conhecendo textos... Trabalhando com Bulas; releitura e depoimentos impressionantes...a maioria não lê as bulas e nem sabia que é um texto. Uma pesquisa realizada com os pais, revela que a bula não faz parte das informações... Simplesmente o remédio é aberto e ingerido. Profe:Solange
Autora: Roselene dos Anjos
Ao introduzir o conceito de “gêneros do discurso” como “tipos relativamente estáveis de enunciado”, Mikhail Bakhtin (1992) permitiu-nos compreender nossas “práticas de linguagem” (os textos orais, escritos ou imagéticos que produzimos nas comunicações), como fenômenos sociais concretos e únicos, constituídos historicamente nas atividades humanas e caracterizados por um “esqueleto” mais ou menos estável. Passamos a compreender também que todas as esferas de atuação humana exigem práticas de linguagem para existir, ou seja: sem linguagem, oral, escrita ou imagética não há ação humana.
O gênero só existe relacionado à sociedade que o utiliza, pois sua constituição está tão determinada à situação social de interação quanto às suas propriedades formais. O contexto situacional e as esferas de atividade produzem gêneros diferentes em função das normas socioideológicas que os condicionam. A resenha acadêmica e a resenha publicada em jornais e/ou revistas de grande circulação, embora conservem traços formais comuns, são gêneros distintos por estarem condicionados a situações diferentes de comunicação: finalidades, interlocutores,
suportes etc.
Outros exemplos de gêneros que sofreram mudanças poderiam ser comentados aqui (principalmente aqueles que, como as bulas, envolvem direitos do consumidor: rótulos de produtos, anúncios de promoção em lojas, manuais de instrução etc) e poderiam ser objetos de análise e estudos nas nossas salas de aula, afinal, além de instrumentos para o ensino da língua, estes estudos servem também como exercício da cidadania. Que tal levar esta proposta para a escola e movimentar os alunos para exigirem seus direitos?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OI solange,
ResponderExcluirEstou adorando ver os seus alunos aqui no blog, acho que esse espaço é ideal para a divulgação do trabalho deles. Mas ainda estou sentido falta dos relatórios de sua turma de cursistas.
Um abraço
Tamar
Gostei das experiências que vocês socializaram aqui.Posso sentir que muitas sementes estão sendo lançadas em terra fértil.Boa colheita!
ResponderExcluirAbraços,
Bernadete
estudo na escola e gosto muito das professoras pois elas se dedican muito para nos ensinar.
ResponderExcluir